Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Tuesday, June 20, 2006

60 - Calado

Calado, o Sensível. Um dos piores capitães do Glorioso ao lado de João Manuel Pinto. Formado no mítico Futebol Benfica, chegou à liga cimeira envergando o jersey do Estrela da Amadora. Jogador provido de um pouco de talento, tratava a bola como se ela fosse um melão. Recordista de cartões após entradas fora de tempo, chegou ao Benfica e à Selecção sem ninguém saber muito bem como. No Benfica chegou a capitão, naquelas épocas gloriosas dos anos 90. Depois o drama, a tragedia e o Melão. E não mais se encontrou. Perdido por clubes menores de Espanha como o gigante Poli Ejido, Calado relembra hoje com nostalgia os dias em que vestia de Vermelho, os dias em que participou na mítica Skydome Cup no Canadá, ou então os dias em que emplogava as bancadas do grande Fófó. Em nome de todos os que sofriam ao ver este cepo com a braçadeira de capitão do glorioso, aqui fica a mensagem: Bem hajas Melão.

22 Comments:

  • At 9:04 AM, Blogger 7ubal said…

    Ainda me lembro de umas boas bujardas deste cepo que resultaram em golos importantes.
    De resto, aprendeu muito com aquelas enormes estrelas do meio campo benfiquista com quem partilhou os relvados - Chano, Uribe, Machairidis - e, de todos eles, o Calado ainda era o que ganhava em velocidade (não que isso seja um grande elogio).
    Mas o que me fica na memória é aquela fantástica conferência de imprensa em que o Calado, com uns oculinhos para parecer intelectual e um grosso polo de malha para parecer mais viril, apelidou o suposto romance que lhe deu literalmente um grande Melão de "boatos nogentos".

     
  • At 9:24 AM, Anonymous Anonymous said…

    MAis um grande craque que passou na luz...ainda marcou uns golitos..lembro-me de um petardo quase de meio campo contra o Gil que resultou. Chegou a fazer uma boa época no Benfica, na temporada em que vieram o Poborsky e o Brian Dean, mas foi sol de pouca dura...

     
  • At 10:56 AM, Blogger T-Rex said…

    Sejas bem aparecido, man! ;)

     
  • At 7:42 PM, Anonymous Anonymous said…

    ah, esta era desnecessária. Eu gostava do Calado. Dele e de advogados bem barbeados com fatos Armani. E ballet russo? Ui, homens em collants ...Só de pensar nisso. Bem, mas voltando ao Calado acho uma injustiça falar mal do homem que fez frente ao Campomaiorense (1º golo do campeonato da era Manuel José) e que marcou um golão aos finlandeses do HJK na Luz. Ai, finlandeses...e suecos e dinamarqueses. Uma vez, estava o Rasmussen Olessen a pôr-me creme quando eu me viro e lhe digo...Bem, deixem lá...
    Um abraço fortinho!

     
  • At 10:27 AM, Blogger Zé Maria (ou não) said…

    Felizmente de regresso aos posts. :-)

    Ainda que mau, recordo-me que um meio-campo com Kandaurov e Hugo Leal até faziam parecer o Calado bom jogador. Nunca haverei de esquecer aquele golão na Luz frente a uns filandeses quaisqueres (que por acaso até nos tinham ganho na Finlândia).
    Outra coisa de que também não me esqueci foi aquele jogo contra o Braga, dias após ter saído no jornal o romance entre o Calado e a fruta, em que o homem foi xingado durante 45minutos sem parar e, semanas depois, da conferência de imprensa do gajo ao lado da mulher. O fim da carreira dele em Portugal começou aí.

    Para vermos como a imprensa consegue destruir uma carreira, ainda que, neste caso, não se tenha perdido grande coisa.

     
  • At 1:26 AM, Blogger pencapchew said…

    Pois, de volta aos postas após ter sido contratado pela equipa dos CTT. Enfim...
    Mas obviamente agradeço!

     
  • At 1:28 AM, Blogger pencapchew said…

    E não se lembram que o Melão e este cepo foram ao Herman Sic para desmentirem o caso e depois no fim selaram o caso com um grande abraço? Só cromos este país. Os jornalistas são realmente uma verdadeira merda.Não há volta a dar.

     
  • At 3:28 AM, Blogger Pedro Neto said…

    O Calado como médio era fraquinho mas era um bom lateral-direito. O problema foi que jogou mais vezes a trinco do que na defesa.

    A memória mais nitida que tenho dele é um estraordinário golo ao Campomaiorense de 35 metros - deescaido para a esquerda - numa vitória por 4-0 - com 2 golos do Paulo Nunes - no 1º jogo do Campeonato de 97, na Luz.

    Não acho que tenha sido dos piores jogadores do Benfica para estar no rol dos cepos.

     
  • At 2:35 PM, Anonymous Anonymous said…

    Se gostam de futebol, vão a este fórum:

    http://futeboltotal.17.forumer.com/

     
  • At 9:37 AM, Anonymous Anonymous said…

    Desculpe Sr. Pencapchew...o meu, desculpe...o Calado é um excelente jogador.....ele gostava de comer do melão e vice versa filha....ai meu caladinho

    Ass: Melão

     
  • At 10:07 AM, Anonymous Anonymous said…

    Ainda me lembro quando este cepo veio aqui a belem jogar, logo a seguir ao escandalo, e só se ouvia: "o capitao é gay". O gajo pediu pra sair ao intervalo. http://lencoisbrancos.blogspot.com/

     
  • At 1:51 AM, Anonymous Anonymous said…

    Antes de mais quero felicitar o autor deste site por nos proporcionar tão boas memórias.
    Quanto ao Calado como jogador era mediano (na altura havia cepos bem maiores como o Tiago - o parte pernas do bessa, o Jamir, Thomas - Big Balls, Kandaurov, Luis Carlos, Nandinho, etc), quer como Lateral Direito, quer como medio. Teve o seu extase com Souness, onde realizou uma epoca formidável (chegou inclusivé á selecção), mas depois voltou ao seu normal mediano, como uns golitos para amostra (compensou com um falhanço de baliza aberta nas Antas na 1ª jornada em 2000-2001).
    Obviamente ficará mais conhecido pelo Melão. Não tenho nada a ver com a vida dos futebolistas, mas podem ter a certeza que na altura dentro do grupo já era conhecido pelas suas "tendencias" (tem graça se calhar não sabem por exemplo nos anos 80 um dos maiores simbolos do glorioso e do futebol português tinha as mesmas tendencias e foi um jogador fabuloso - o meu preferido na altura, pois o caso Saltilho tem muito coisa escondida, se soube-sem um terco...). O caso digo-vos por conhecimento próprio é totalmente verdadeiro e mais foi apanhado pela mulher (que entrou no hospital com arritmias - a minha namorada, hoje mulher é enfermeira e estava na altura da entrada) em flagrante.
    Enfim como se costuma dizer um mal nunca vem só.

    P.S- O jogo que pediu para sair foi na Luz com o Braga (Mourinho era o treinador) e de facto levou o jogo (1ª parte) todo a ouvir "o capitão é gay". Independentemente de tudo é um benfiquista (jogava com amor á camisola) e ainda hoje sócio.

    O GLORIOSO

     
  • At 11:45 AM, Anonymous Anonymous said…

    Epá tenho que concordar com os que dizem que o Calado nem foi dos piores cepos do SLB mas realmente era muito fraquinho tecnicamente so se salvavam alguns dos seus petardos.
    Quanto a mim este tipo nao soube foi ter personalidade suficiente para superar aquele assedio da imprensa sobre a suposta relação com aquele bailarino-cantor com nome de fruta.
    Calado obrigado por alguns petardos teus epá mas.......se eu fosse treinador nunca te tinha posto como capitão do Glorioso.

    PS: Epá entao e o Robocop?? pra quando um post sobre esse mítico bisonte????

     
  • At 2:08 AM, Blogger Quetzal Guzman said…

    Neto, tenho a opinião inversa. Fraquinho como lateral (entreva muito á queima e era fraco na aceleração), rendia melhor no meio-campo. Bom recuperador do bolas, remate forte e bom no passe longo (nessa época, era dos poucos que parecia saber o que era uma variação de flanco). Não sendo um jogador extraordinário, parece-me injusto colar-lhe o selo de 'cepo'.

     
  • At 7:48 AM, Blogger pumba no piu piu said…

    Realmente os benfiquinha e os jogaores que por la andam e andaram sao um pagode ahahhahah!

     
  • At 9:38 AM, Blogger Manuel Neves said…

    Acho que a categoria de "cepo" é um bocadinho pesada. O melão sim, deu-lhe cabo da carreira.
    Quem é esse ex-jogador gay? Queremos saber!

     
  • At 11:37 AM, Anonymous Anonymous said…

    A classificação de cepo para o Calado é muito injusta. Não era um C. Ronaldo, mas era útil e sabia fazer passes longos. Há muitos que não lhes chamam cepos e que não conseguem passar uma bola em condições.

     
  • At 12:05 AM, Anonymous Anonymous said…

    Ola, Sudacoes desde Espanha. Ok, acho realmente exagerado classificar este jogador de "cepo". Com efeito, prefiro qualifica-lo com (e perdoem-me o chavao) de "vitima das circunstancias", que todos sabemos quais eram as da altura. Quanto à sua sexualidade, bem, concerteza que nao é o unico. Mas, realmente, lembro-me de uma vez, ter deparado com este jogador numa loja de desportro nas Amoreiras prai em 97 ou 98 e ter ficado algo impressionado com a sua forma de falar e os gestos que usava. Mas, vamos la, é a sua vida privada. Saudacoes benfiquistas.

     
  • At 2:36 PM, Anonymous Anonymous said…

  • At 11:12 PM, Anonymous Anonymous said…

    Cool blog, interesting information... Keep it UP Bodybuilding herbs

     
  • At 1:10 AM, Anonymous Anonymous said…

  • At 6:06 AM, Blogger Benfiquista said…

    este tinha mmo aquela classe de cepo, mandava com cada pastel...embora alguns golos que marcou foram importantes...

    vi o blog todo, está de partir a rir, adorei mesmo, parabens!

     

Post a Comment

<< Home

 

Counter

Powered by Blogger