Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Friday, December 02, 2005

14 - Skuhravy


Veio rotulado como goleador, após uma série de épocas sempre a marcar no fortissímo Genoa de Itália e uma boa participação ao serviço da Checoslovaquia no Mundial de 90. Foi o alvo favorito de Pinto da Costa que semanalmente lhe dedicava uma piada. Foi uma das tansferências mais caras de sempre do Sporting, tenho mesmo a ideia que foi a mais cara da história do Sporting na altura. No Sporting foi chegar e ir embora, não jogou mais de 3 ou 4 jogos. A partir daí foi sempre a descer. Lesões atrás de lesões não o deixaram continuar a jogar ao mais alto nível tendo terminado a carreia devido a problemas nos joelhos. Fica para a história um jogo contra o Chaves em que mandou um balázio à trave que fez a baliza tremer imenso tempo.Possante mas pouco mais.

13 - Woznyak

Aqui está o famoso Popeye das Antas. Mais um contratado para afastar o fantasma de Vítor Baia.
Não foi feliz nem tinha qualidade para isso. Conseguiu ser campeão (o que não era difícil dada a falta de qualidade de Benfica e Sporting) e participou em dois momentos chaves da época 96/97:
O 3-2 em casa do Milão e o triste para mim 5-0 na Luz. De resto era um guarda redes banal, que não raramente dava frangos incríveis.Quantas bolas lhe vi passarem pela cueca.
Uma pêrola que orgulhosamente passou pelo campeonato nacional.

Wednesday, November 30, 2005

12 - Gary Charles

Um dos jogadores que fizeram parte da armada inglesa de Souness, chegou a ser internacional pela Inglaterra.
Ficou conhecido por ter arrebentado com o joelho de Paul Gascoigne na final da FA Cup em 1991.
Em Portugal não fez história por segundo ele "haver mau ambiente entre os jogadores portugueses e ingleses". Como jogador era fraco e não deixou saudades. Do Benfica foi para o Aston Villa e daí para o West Ham onde uma lesão practicamente acabou com a sua carreira.
Resultado: Poblemas com alcool, problemas com a polícia e divórcio. Actualmente e após ter recuperado, pretende jogar novamente nas ligas inferiores e está a construir um celeiro.

Tuesday, November 29, 2005

11 - Kmet



O novo Maradona de Alvalade segundo Norton de Matos. Veio no reinado de Jozic em 98 e jogou apenas 14 minutos no campeonato, sendo recambiado para a Argentina. Voltou novamente na época seguinte sob o comando de Materazzi e conseguiu a proeza de ser suplente não-utilizado num jogo. Segundo as crónicas da Caderneta da Bola, apenas marcou um golo pelo Sporting, frente à gigante selecção do Bahrein, golo esse que Kmet festejou atirando a camisola para o chão, terminando ali mesmo a sua história à frente do Sporting.

10 - Tahar El-Khalej

A pedido de vários visitantes aqui fica um tosco do sul. Palavras para quê?
Veio para o Benfica do Leiria e foi partir pernas e coleccionar cartões de 96 a 2000.
Depois do Benfica foi para o Southampton e daí para o Charlton.
Ficou na lista negra dos adeptos ingleses após ter lesionado o jogado do Newcastle Kevin Dyer, quase impedindo-o de ir ao Mundial de 2002.Ficou com a alcunha de Darth Vader. Tal como Hadrioui, conseguiu ir aos Mundiais de 94 e 98 !!!!!. Esta selecção de Marrocos é um case study.
Actualmente é presidente do Kawkab Marraquexe, um clube de Marrocos.
 

Counter

Powered by Blogger