Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Wednesday, February 08, 2006

45 - Nalitzis

O suplente de Mário Jardel. Veio no mercado de Inverno proveniente da Udinese para substituir Niculae que se tinha lesionado gravemente. Na época dos 22 penalties de Jardel, conseguiu a proeza de jogar 285 minutos no campeonato e conseguir marcar um golo. Se alguém souber o nome do frangueiro que sofreu um golo deste nabo, agradecemos, para o colocar num futuro post.
Herói grego quando ao serviço do Panioinios marcou o golo da vitória frente ao Panathinaikos na final da taça da Grécia em 98. Seguiu-se o Paok, onde conquistou mais uma taça e onde marcou 15 golos em 34 jogos.
Transferido para a Udinese foi logo emprestado ao Perugia, que também rapidamente o devolveu à casa. Emprestado ao Sporting, também não deixou saudades e regressou à Grecia para o AEK, onde, sem ser muito utilizado, vai marcando o seu golinho.
PS: Tenho quase a certeza que o golo dele foi marcada nas meias finais da Portugal mas não me lembro quem era o adversário.

Sunday, February 05, 2006

44 - Michael Thomas


Aqui fica o grande Thomas. O homem das Big balls. O homem que desconhecia o significado da palavra velocidade. Provável vencedor do prémio "Pior cepo de sempre".
Ficou conhecido no futebol por ter marcado o golo que deu o campeonato ao Arsenal em pleno Anfiel Road.
Contractado em 91 pelo Liverpool por Souness, fez uma boa primeira época, até ser prejudicado por sucessivas lesões. Sem espaço no Liverpool, veio para o Benfica em 97 pela mão de Souness e conseguiu em pouco tempo ser o jogador mais assobiado da história do clube. O seu jogo limitava-se a fazer passes laterais e raramente saia do quadrado defensivo do meio campo. Nessa altura fui ver vários jogos seguidos à Luz, na altura em que havia bilhetes para cartão jovem e pude seguir as grandes performances deste craque.
Para a historia ficou um Benfica vs Academica (se não estou em erro) em que o homem conseguiu fazer umas quantas jogadas de jeito. O público ficou sem palavras após meses e meses de críticas e assobios. Avançou no campo e aproveitando um ressalto, chutou e marcou. Foi a única vez que o pessoal o aplaudiu. Um sorriso parvo tomou conta de Thomas que celebrou o golo com muitos fucks para o ceú. Só que a Académica empatou e até ao final Thomas foi brindado com duas vezes mais assobios.
Quando Souness foi despachado, Thomas foi relegado para a equipa B e nem lhe queriam pagar os salarios.
Acusou o clube de racismo e obrigou em tribunal o Benfica a pagar tudo o que lhe devia. Acabou a carreira no Wimbledon sem glória.

43 - Escalona


O homem do passaporte falsificado. Proveniente do Torino, apareceu como jogador comunitário até a PJ lhe deitar a unha e o Benfica o recambiar para o Chile. Imaginem quem era o advogado deste cepo? Nada mais nada menos que o candidato à presidencia do Sporting-comentador desportivo e advogado apenas nos casos contra o Benfica, Dias Ferreira.
Promessa do futebol chileno, deu nas vistas na selecção de sub20 e foi comprado pelo Torino onde jogou um par de vezes. Sem espaço no futebol italiano, veio para a Luz, talvez para fazer esquecer esse mito que foi Rojas.
No entanto acabou a disputar o lugar de defesa esquerdo com um central adaptado e também ele um grande cepo, Sérgio Nunes.
Após ter saido do Benfica e ter resolvido a questão do passaporte, foi jogar para o River Plate, onde foi enfrentar a concorrência do mito em pessoa, Ricardo Rojas.
O futebol é mesmo irónico.
 

Counter

Powered by Blogger