Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Friday, December 16, 2005

26 - Spehar



Campeão nacional pelo Sporting em 2001, formou com o cepo do Nalitizs um dos duos de ataque mais eficazes a causarem depressões entre os adeptos leoninos. Fustigado por lesões, fez apenas dois jogos e foi despachado logo no início da época. Foi parte do negócio entre o Sporting e o Galatasaray, onde os leões compraram o Jardel e deram em troca este cepo juntamente com o Horvath e o Mbo Mpenza. A única memória positiva que tenho deste cepo é de ter participado numa vitória do Sporting por 4-1 contra o Middlesbrough onde o velhadas do Acosta fez 3 golos.

25 - David Paas


Lembram-se deste? Um avançado que o Vitória de Guimarães foi pescar na Bélgica a esse grande clube que tem por denominação Eendracht Aalst. Durante três epocas fez miséria no Afonso Henriques, mas nos próprios adeptos que desesperavam com os falhanços desse cepo. Em 50 jogos fez a bela quantidade de 7 golos. Foi recambiado para outro gigante da Bélgica, agora o RC Harelbeke. Neste momento com 33 anos representa o Westerlo.

24 - Krpan


Pois...como uma cara destas não admira que não fosse longe. O clássico avançado mais rápido que a própria sombra, o que no futebol significa mais rápido que a bola, ou seja, só sabe jogar em contra-ataque. Apresentado com o rótulo de ter estado no mundial de França, veio a revelar-se um flop pois não era jogador para ataque contínuo tal como o Sporting jogava. No entanto belas gargalhadas eu dei quando o via desalmado a correr até à linha de fundo a tentar apanhar os maravilhosos passes desse génio que dá pelo nome de Vidigal. Ainda jogou por empréstimo no Leiria e mesmo com uma equipa à sua medida, a única coisa que me lembro dele é de um remate à barra num jogo em Alvalade no último minuto com o resultado em 2-2.

23 - Kralj


Titular na selecção da Jugoslávia no Mundial 98, Ivic "Frangos" Kralj veio para o Porto com grande cartel. Chegado cá foi um fartote: frangos atrás de frangos e exibições mediocres a rivalizarem com outras de merda. Aquela noite europeia em que comeu dois patos de uma equipa francesa que não me lembro do nome ficou na história. E as saídas aos cruzamentos? Nem o Ricardo do alto da sua azelhice o igualava. De pronto foi posto a andar para o PSV, numa transferencia muita suspeita onde os holandeses pagaram bem caro por este cepo. Coincidencia ou não, o treinador do PSV era o Ivic, que treinou o FCP. As comissões que não devem ter sido pagas.

Tuesday, December 13, 2005

22 - Martin Pringle



Quem não se lembra deste fenómono sueco. Foi contratado após meses e meses de busca intensiva e quem esperava um novo Magnusson levou com um chouriço queimado. Quando tentava parar uma bola com os pés, essa ia invariavelmente 5 metros prá frente. O jogo de cabeça era fenomenal, não ganhava uma e até nos treinos onde o Benfica é sempre o maior, não jogava nada. Só me lembro de ter marcado uma vez num jogo contra o Estrela na Luz e só marcou porque foi só empurrar a bola após um trabalho genial do João Pinto. Foi logo despachado para o Charlton onde jogava aqui e ali até partir uma perna e ter sido forçado a abandonar o futebol sem deixar saudades. É o que dá arranjar suecos não louros.
 

Counter

Powered by Blogger