Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Wednesday, December 07, 2005

21 - King



O pior jogador de sempre na história do Benfica. Jogou apenas um jogo, um Lierse vs Benfica para a Taça Uefa e para nossa sorte, lesionou-se e não mais voltou a jogar. Um péssimo jogador que chegou com a reputação de bom marcador de livres. Infelizmente todos os remates iam sempre para fora do estádio ou para a Formosa quando jogava no Farense. Curiosamente veio a título de empréstimo do Farense que deve ter agradecido a Mr.Artur Jorge por essa dádiva.Ainda mais estranho foi este cepo ter passado por clubes como o Atlético Madrid e o Paris St German. Sobre este jogador deixo aqui um comentário de um adepto do Farense sobre este grande jogador: "No São Luís, ainda me lembra quando o treinador da equipa punha Quingue a rematar livres directos e a bola ou ia parar à Igreja velha de São Luís (e punha o Abílio a correr atrá da bola, coitado...), caso o Farense atacasse pra Sul, ou ao telhado do pavilhão, quando os locais atacavam pró Norte. Nunca soube se era masoquisme do Pacfortes mas ele continuava, sempre, a marcar livres." Fantástico

20 - Emerson Thome

Quem? perguntam alguns de vocês. Fez uma época sensacional no Tirsense em 95 juntamente com Marcelo e ganhou um bilhete para a Luz. Foi sol de pouca dura pois mostrou-se um central duro de rins e muito tosco. Fez apenas 12 jogos e um golo num jogo contra o Maritimo para a ultima jornada do campeonato que acabou com uma vitória do Benfica por 5-1. Vendido em 97 para o Sheffield Utd, conseguiu dar nas vistas até ser transferido para o Chelsea como a foto documenta. Aí apenas conseguiu enganar o pessoal durante 10 meses, sendo logo vendido para o Sunderland. Jogou tb no Bolton onde conseguiu chegar à final da Taça da Liga. Actualmente joga no Wigan. Alguém se lembra deste jogador e como era conhecido por cá?
PS: Este cepo morava ali perto da Avenida de Roma e era vizinho de um colega meu. Como jogador era zero mas tinha uma mulheraça que fazia parar o transito. É a unica memória de jeito que tenho dele.

Monday, December 05, 2005

19 - Cesar Ramirez

Mais uma daquelas contratações fantasmas do Sporting. Conhecido por El Tigre, era um jogador raçudo, forte e tal como qualquer sul-americano que se preze, deixava a disciplina de lado. Muito mal aproveitado pelos leões que o colocavam a jogar a extremo, pouco jogou e rapidamente foi despachado. O Velez Sarsfield viu nele um potencial craque e contratou-o, atingindo aí um regularidade que o levou a chegar à selecção do Paraguai e uma transferencia para o Flamengo, onde é uma das estrelas da equipa. Nunca hei-de perceber esta tendencia dos clubes portugueses irem buscar jogadores ao ku de judas e depois não os rentabilizar devidamente (Stanic, Ednilson, Heinze...).

18 - Glenn Helder



Uma das maiores desilusões que vi em Portugal. Internacional Holandês por 4 vezes, jogou em clubes como Ajax e Arsenal (que pagou por ele 2.300.000 libras ao Vitesse) antes de chegar ao Benfica. Na Luz o extremo-esquerdo apenas por uma vez marcou, num jogo em Braga. Lentíssimo, sempre fora de forma e sem qualquer motivação, caiu em Portugal de paraquedas e rapidamente se foi. Era daqueles jogadores que irritavam os adeptos, pois nunca suava a camisola nem mostrava qualquer vontade de correr. Um verdadeiro flop. Desde que saiu do Benfica que anda perdido em clubes como o MTK Budapest da Hungria e o Dalian Wanda do Chipre. Deixou de jogar futebol professional e joga actualmente nos amadores do Bergen da Holanda.

17 - João Manuel Pinto


Deve ter sido dos piores jogadores que chegaram a ser capitães no Benfica. Central extremamente limitado, tinha o vício de marcar livres que invariavelmente iam sempre contra a barreira. Vi-o varias vezes ao vivo quando jogava no Oriental (quem como eu nasceu em Marvila, tem que ser do Oriental) mas começou a dar nas vistas no Belenenses, o que lhe valeu uma transferencia para o Porto. Nas Antas nunca se impôs e era muitas vezes utilizado como ponta de lança para os minutos finais quando a equipa estava a perder. Veio para o Benfica com Drulovic e juntamente com Paulo Madeira (outro cepo que futuramente irei postar), foram uma das piores duplas de centrais da história do Benfica. Dispensado, andou em testes por Inglaterra, acabando por ir parar ao Sion da Suiça onde é capitão e figura de proa.

16 - Quinzinho



Um dos piores jogadores que vi jogar.Veio para o Porto por via de Sir Bobby Robson e ficou mais conhecido por dançar quando festejava um golo (que por sinal eram raros) do que propriamente pelo que jogava. Tosco, trapalhão e desastrado, era daqueles avançados que entravam com tudo o que tinham, ou seja, iam para cima dos centrais com todo o seu peso muscular e nenhuma técnica.. Nos seus pés, o esférico parecia quadrado. Era o avançado solução para equipas do fundo da tabela e com dificuldades em manter-se na Primeira Divisão.

15 - Wetl



O Austríaco das Antas. Veio do Strum Graz a custo zero em 96. No Porto teve apenas um momento alto que foi o golo marcado ao Benfica na Luz nos famoso 5-0 para a Supertaça. Era um médio muito macio com alguma técnica mas que ao lado de monstros como Paulinho Santos e Barroso, parecia andar sempre perdido. Fez apenas 11 jogos para o campeonato e marcou um golo ao Sporting de Espinho, num jogo onde o Jardel se estreou a marcar por estas bandas. Terminou a carreira no final da época passada.

 

Counter

Powered by Blogger