Cepos dos anos 90

Relembrar os fabulosos anos 90, recheados de cepos como o grande Simanic, o goleador Lim, o craque Luiz Gustavo e demais.Para todos os que não se lembram dos cepos dos anos 70/80 por serem ainda imberbes como eu.

Saturday, November 26, 2005

9 - Secretário

Uiiii. É o Cepo nortenho por excelência. Não jogava um cú da bola, dáva-me arrepios frios quando jogava pela seleccção.Formado no clube do André, Paulinho Santos e Bandeirinha, distribuiu porrada por estes campos fora.
Em 95 foi contratado pelo Real Madrid, cujo presidente de então devia estar temporariamente incapacitado para a função. Consegui em época e meia ser considerado o pior jogador de sempre da história do Real.
Ficou também ligado à polémica da prostituta nos quartos dos jogadores da selecção nacional.
Em termos futebolísticos, era o único gajo que conseguia fazer a maioria dos centros para a bandeirola contrária.
Um pródigo.

8 - El Hadrioui

O mago de Marrocos. Um pé esquerdo que levou ao desespero o estádio da luz, tal era a qualidade de passe.
Fez apenas uma coisa de jeito que foi marcar um golo na final da taça de Portugal em 97 contra o Boavista.
Adivinhem quem era o GR? O Ricardo. Conseguiu a proeza (não devia haver mais ninguém) de jogar dois Campeonatos do Mundo de futebol, onde, segundo rezam as crónicas, fartou-se de dar sarrafadas nas pernas do Ronaldo.
Depois do Benfica foi para o AZ da Holanda e actualmente delicia a plateia dos belgas do Charleroi.

Friday, November 25, 2005

7 - Ben-Hur

Chegou à 1º Divisão com o Famalicão em 90. Central implacável, cometeu a proeza de ser expulso 4 vezes na mesma época. Tanta testosterona garantiu-lhe um bilhete apenas de ida para as divisões inferiores onde vegetou ao serviço de clubes como Lourosa, Freamunde e Camara de Lobos. Inexplicavelmente não mais voltou a ser expulso de um campo de futebol. As saudades que tenho desa grande equipa do Famalicão onde despontavam jogadores da craveira de um Tanta, Medane, Barnjak entre outros.

Thursday, November 24, 2005

6 - Telmo


O Adónis dos sapateiros. Ficou para sempre marcado pela incrível exibição ao serviço do Campomaiorense frente ao Sporting, em que após ter entrado na segunda parte e estando o seu clube a vencer, conseguiu dar duas fífias escandalosas em poucos minutos, conseguindo o Sporting dar a volta ao marcador.

5 - Andrade



Um dos maiores parte-canelas que vi jogar. Coleccionou cartões em todos os clubes onde passou. Lembro-me de ter sido expulso num Guimarães vs Benfica quando jogava nos lisboetas após ter levado uma cotovelada do Edmilson. Jogava em todas as posições defensivas, era um verdadeiro pronto socorro dos treinadores embora a técnica fosse escassa. Quando era escalonado para fazer marcação homem-a-homem, era invariavelmente expulso. Um pródigio de catenaccio.

4 - Alfredo Bóia

Central de falta de categoria confirmada, é um dos típicos jogadores de 2º Liga que ocasionalmente chegavam à 1º Liga. Formado no Sporting, fez toda a carreira em clubes como Aves, P.Ferreira, Leiria, Nacional. Esteve também presente no Mundial de Sub 20 no Qatar. Agora a sério, um central com uma cara de menino impõe respeito a quem?

3 - Pesaresi


Um dos piores cepos da história do Benfica. Veio da Lázio em 2001 e fez 10 jogos nessa época, qual deles o pior. Lembro-me vagamente de ter sido expulso num jogo com o Varzim (o célebre jogo do "Deixem jogar o Mantorras") se não estou em erro. Depois dos encarnados foi para o Chievo onde parasitou entre o banco de suplentes e bancada. Actualmente joga no Torino da série B.

2 - Clóvis

Uma das grandes contratações de Sir Jorge Artur. O ponta de lança Clóvis.
Jogou apenas um jogo pelo Benfica, se não me engano um Benfica vs Beira Mar na segunda jornada do campeonato de 94/95 em campo emprestado.Jogou 17 minutos e marcou um golo. Não mais foi utilizado...
Sei que com 33 anos era o goleador do Mirassol, um clube do Brasil.
Também encontrei uma notícia a indicar que tinha abandonado o futebol devido a problemas de saúde.

1 - Lars Eriksson



Um dos grandes cepos que parasitaram os nossos relvados. Contratado para tentar esquecer Vitor Baía, em três epocas fez a extraordinária marca de 9 jogos pelos portistas. Chegou inclusive a ser suplente desse grande cepo que dá pelo nome de Wozniak. Sei que chegou a ir ao mundial de 94 onde foi suplente do Thomas Ravelli. Enfim... Actualmente é treinador de guarda redes do Hammarby da Suécia.

 

Counter

Powered by Blogger